VOCÊ PODE GOSTAR

Please reload

PROCURE POR TAGS

Bolo de chocolate com brigadeiro de leite ninho e morangos

11.05.2017

Aproveitando a onda do jantar que teve essa semana aqui em casa, vou dividir com vocês a receita do bolo de aniversário que eu fiz!

Eu adoro cozinhar doces (mais do que salgados), mas como fazia MUITO tempo que eu não fazia um bolo, eu estava meio insegura em relação a massa.  Eu já tinha em mente o sabor que eu queria, então pesquisei algumas receitas de pão de ló de chocolate, porque vamos combinar que uma massa ruim estraga qualquer recheio maravilhoso.

Achei uma receita incrível de bolo de chocolate no Youtube da Confeitaria Refinada (veja aqui), mas vou passar a receita completa aqui em baixo, considerando o recheio e cobertura que foi por minha conta :)

 

MASSA - Bolo de Chocolate (Massa Chiffon)

 

Essa receita não é difícil, mas é um pouco trabalhosa pois é feita em 3 etapas. Eu fui seguindo a risca todo passo a passo que tem no vídeo, mas tenho uma ressalva em relação ao tempo de cozimento. Ela fala para deixar o bolo no forno a 180 graus, de 40 a 50 minutos. O meu forno é digital e suuuper preciso (ele liga e desliga conforme a necessidade para garantir que a temperatura fique sempre constante) então eu deveria ter deixado menos tempo. Eu coloquei o timer para apitar aos 40 minutos e quanto fui ver ele já estava pronto. A massa ficou macia e aerada, mas um pouco seca depois que foi pra geladeira porque cozinhou demais. Da próxima vez que eu fizer, vou colocar o timer para 30 minutos e ir monitorando. Ou seja, se o seu forno é forte, leve isso em consideração.

 

Ingredientes

Parte 1 - primeira espuma:
7 gemas
200 g de açúcar

150 ml de água morna

Parte 2 - segunda espuma
7 claras 
110 g de açúcar

Parte 3 - para misturar na primeira espuma
300 g de farinha de trigo sem fermento
70 g de chocolate em pó 
15 g de fermento para bolo

 

Modo de fazer

Parte 1 - primeira espuma:

Peneirar as gemas, coloca-las na batedeira e acrescentar a água morna. Deixar bater até formar uma espuma bem alta. Acrescentar aos poucos o açúcar com a batedeira ligada e quando estiver bem misturado reservar em um recipiente a parte.

Parte 2 - segunda espuma:

Em uma nova tigela bater as claras em neve na batedeira. Quando estiverem no ponto, acrescentar o açúcar com a batedeira ligada. Quando estiver bem misturado, reservar.

Parte 3 - Voltar para a primeira mistura da parte 1

Adicionar aos poucos, na mão com o fouet, a farinha de trigo peneirada e ir mexendo delicadamente para não desfazer a espuma. Em seguida acrescentar o chocolate em pó e continuar mexendo com o fouet.

Por último acrescentar as claras em neve a essa mistura, mexendo de baixo para cima, com calma para não desfazer a espuma e bolo não murchar.

Antes de estar completamente misturado, acrescentar o fermento e finalizar até a massa estar homogênea.

Colocar a massa em uma forma untada, no forno pré-aquecido a 180 graus por 40 a 50 minutos (lembrar da ressalva do tempo).

 

BRIGADEIRO DE LEITE NINHO

 

Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite (eu usei o light e ficou ótimo)
1/2 xícara de chá de Leite Ninho
1 colher de sopa de manteiga sem sal
 

Modo de fazer

Colocar todos os ingredientes em uma panela e mexer em fogo baixo até ferver. Importante lembrar que como ele não vai ser um brigadeiro de colher e sim o recheio e cobertura do bolo, o ponto do brigadeiro deve ser mais cremoso. Quando ele ferver e as bolhas começarem a subir, está pronto. Deixar esfriar.

 

MONTAGEM

 

Ingredientes

- Bolo já resfriado

- Brigadeiro de leite ninho já resfriado

- Geleia ou cobertura de morango (usei essa da Queensberry, da foto ao lado)

- Morangos

- Raspas de chocolate - eu raspei com o descascador de legumes.

- Mistura de leite com raspas de chocolate derretido para umedecer a massa

 

 

Modo de fazer

Quando o bolo estiver frio, cortá-lo ao meio com duas facas ou com fio dental (que eu particularmente acho bem mais fácil). Se você não sabe como faze-lo desse segundo jeito

(veja aqui).

Umedecer um pouco (não muito!!) a parte de baixo do bolo com a mistura de leite e chocolate.

Passar uma fina camada de geleia para dar um gostinho na massa, completar com uma boa camada de brigadeiro e salpicar os morangos (Foto ao lado)

Fechar com a parte de cima do bolo, umedecer mais um pouco e completar com restante do brigadeiro.

 

Para finalizar, decorar toda a borda com morangos cortados ao meio e salpicar a parte de cima com as lascas de chocolate.

 

Voilà!!!!

 

Importante: como o morango solta água, esse é um bolo que deve ser feito e consumido no mesmo dia. Se possível, faça a montagem algumas horas antes e reserve na geladeira.

 

Espero que tenham gostado!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle